MENU

Alcolumbre cancela calendário de sabatina e amplia articulações pela indicação de Jorge Messias ao STF

Com o adiamento, cresce a expectativa de novas rodadas de diálogo entre o governo, o Senado e o próprio indicado, em busca de ampliar apoios e reduzir resistências à sua aprovação

Por Nildo Costa

03/12/2025 08:39

O relator da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), senador Weverton Rocha (PDT-MA), afirmou nesta terça-feira (2) que o cancelamento do calendário de sabatina do advogado-geral da União dará mais tempo para construir as condições necessárias para a aprovação do indicado tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no Plenário do Senado.

Segundo Weverton, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assim que o chefe do Executivo retornar de viagem ao Nordeste — o que deve ocorrer entre quinta e sexta-feiras ou, no máximo, no início da próxima semana. A expectativa é de que o encontro trate diretamente da articulação política em torno da escolha de Messias.

As declarações do relator ocorreram após Alcolumbre anunciar o cancelamento do cronograma previsto para a análise da indicação. O calendário havia sido definido na semana passada, logo após Lula confirmar Jorge Messias como seu escolhido para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal. A previsão inicial era de que a sabatina e a votação ocorressem entre 3 e 10 de dezembro.

No entanto, até o momento, o Palácio do Planalto ainda não enviou formalmente ao Senado a mensagem presidencial que oficializa a indicação — procedimento necessário para que o processo avance. A ausência do documento inviabilizou o cumprimento das datas previamente estabelecidas.

Com o adiamento, cresce a expectativa de novas rodadas de diálogo entre o governo, o Senado e o próprio indicado, em busca de ampliar apoios e reduzir resistências à sua aprovação.  

Últimas