Expectativa é que a iniciativa contribua para ampliar o acesso ao transplante de córneas e reduzir a espera no estado (Foto: Arquivo)
Para implantar o serviço de captação de córneas, o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), inicia parceria estratégica com o Banco de Olhos do Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof).
A iniciativa fortalece a política estadual de doação e transplantes e amplia o acesso ao procedimento em Goiás.
Córneas
Com o novo projeto, o hospital se torna a primeira unidade hospitalar de Anápolis a contar com um serviço exclusivo de captação de córneas, com profissionais do Banco de Olhos atuando diretamente na unidade. A ação representa um avanço significativo para a rede estadual de transplantes, beneficiando pacientes que aguardam por transplante de córnea.
A proposta prevê a integração entre o Heana, o Cerof e o Sistema Estadual de Transplantes, com foco na organização dos fluxos de trabalho e no fortalecimento da cultura da doação. O hospital também passa a ser a unidade-sede dos profissionais do Banco de Olhos, que prestarão atendimento a todos os hospitais do município que realizarem notificações de óbito.
A expectativa é que a iniciativa contribua para ampliar o acesso ao transplante de córneas e reduzir a espera no estado.
Para a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Heana, Nadia Borges, a ação tem impacto direto na vida dos pacientes. “Com essa iniciativa de captação e doação de córneas, podemos mudar histórias. Cada córnea doada tem o poder de restaurar a visão de pessoas que esperam por um transplante”, destaca.
